Dicas Gerais


MANUAL DA REGULAGEM DA SUSPENSÃO GT5
- Inicialmente vamos entender o que significa Understeer e Oversteer

UNDERSTEER nos referimos ao fato de um carro perder a aderência nos pneus da frente. Normalmente, quando isto ocorre, os pilotos afirmam que o carro está “saindo de frente”. Ao utilizarmos determinados carros, em especial os de tração dianteira que não estejam adequadamente ajustados, notamos certa dificuldade de esterçamento ao curvar: por mais que se vire o volante (ou pressione o controle) o carro insiste em não contornar a curva, com a frente espalhando para o lado externo da pista. Ou seja,UNDERSTEER.

OVERSTEER é a perda de aderência nos pneus traseiros. Comumente, afirmamos que o carro está “saindo de traseira” nessa situação.OVERSTEER é muito comum nos carros de tração traseira, em especial naqueles de grande potência. O exemplo mais comum é quando, durante uma curva, a traseira do carro desliza para o lado externo da pista, fazendo com que a frente seja empurrada para o lado interno. O resultado, ocasionalmente, é uma bela “rodada”.










 

 Altura

+ Frente: mais understeer nas curvas de alta / menos arrasto aerodinâmico.
+ Traseira: mais oversteer nas curvas de alta / menos arrasto aerodinâmico.
+ Frente e + Traseira: mais understeer no geral / menos arrasto aero dinâmico.
- Frente: mais oversteer nas curvas de alta / maior arrasto aerodinâmico.
- Traseira: mais understeer nas curvas de alta / maior arrasto aerodinâmico.
-Frente e - Traseira: menos understeer no geral / maior arrasto aero dinâmico.
Molas

+ Frente: mais understeer / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
+ Traseira: mais oversteer / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em curvas e pista ondulada, gasta mais pneu e carro mais imprevisível.
- Frente: mais oversteer / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Traseira: mais understeer / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Frente e – Traseira: neutro / maior grip em curvas e pista ondulada, gasta menos pneu e carro mais previsível.
Amortecedores - extensão Veja Mais: Programa Para o Calculo Automático desse Item.

+ Frente: mais understeer em entrada e saída de curva / gasta mais pneu dianteiro.
+ Traseira: mais oversteer em entrada e saída de curva / gasta mais pneu traseiro.
+ Frente e + Traseira: neutro / maior manobrabilidade.
- Frente: mais oversteer na entrada e saída de curva / gasta menos pneu dianteiro.
- Traseira: mais understeer na entrada e saída de curva / gasta menos pneu traseiro.
- Frente e – Traseira: neutro / menor manobrabilidade.
Amortecedores - compressão Veja Mais: Programa Para o Calculo Automático desse Item.

+ Frente: mais understeer em curvas onduladas / menos grip em pista ondulada e maior gasto de pneu dianteiro.
+ Traseira: maior oversteer em curvas onduladas / menos grip em pista ondulada e maior gasto de pneu traseiro.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em pista ondulada, maior gasto de pneu no geral e carro mais imprevisível.
- Frente: mais oversteer em curvas onduladas / mais gripe em pista ondulada e menor gasto de pneu dianteiro.
- Traseira: mais understeer em curvas onduladas / mais gripe em pista ondulada e menor gasto de pneu traseiro.
- Frente e – Traseira: neutro / maior grip em pista ondulada, menor gasto de pneu no geral e carro mais previsível.
Barras anti-rolamento

+ Frente: mais understeer / menos grip em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
+ Traseira: mais oversteer / menos grip em saídas de curva em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
+ Frente e + Traseira: neutro / menos grip em saídas de curva em pistas onduladas, maior gasto de pneu e carro mais imprevisível.
- Frente: com leve oversteer melhora a entrada de curvas / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
- Traseira: com leve understeer melhora saída de curvas / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
-Frente e – Traseira: neutro / maior grip em pistas onduladas, gasta menos pneu e carro mais previsível.
Ângulo do camber

+ Frente: mais grip nas entradas de curvas / maior desgaste do pneu dianteiro.
+Traseira: menos grip nas entradas de curvas / maior desgaste do pneu traseiro.
- Frente: menos grip nas entradas de curvas / menor desgaste do pneu dianteiro.
- Traseira: mais grip nas entradas de curvas / menor desgaste do pneu traseiro.

Obs: Ajuste muito alto de camber piora o controle no carro. Um camber simétrico ajuda no equilibro do carro nas freadas.
Ângulo do eixo

- Frente: melhor entrada de curva / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
-Traseira: prejudica manobrabilidade / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
+Frente: prejudica entrada de curva / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta.
+ Traseira: melhora manobrabilidade / maior gasto de pneu e menor velocidade em reta




               
Atenção o piloto Mauro acaba de revelar um dos segredos do sucesso de sua Ferrari Enzo 02, a suspensão, abaixo o setup que colaborou para tantas vitórias em campeonatos.

Ferrari Enzo 02 550 CV  1100 KGS
Suspensão:
Altura: 70 70
Elasticidade : 7,5  10,0
Compressão: 02 02
Extensão: 02 02
Anti Capotagem: 07 07
Cambagem: 00 00
Convergência: -15 25